Em um trecho de 12 quilômetros Belford Roxo, por exemplo, entre as rodovias Washington Luiz e Presidente Dutra, há somente vegetação ribeirinha e água de esgoto é despejado no leito do Rio Sarapuí. Havia apenas operários em canteiros de obras do Projeto Iguaçu, para controle de inundações e recuperação da Bacia do Sarapuí.
Obra da via que passará perto do Rio Sarapuí não começou a ser feita pelo governo estadual | Foto: Severino Silva / Agência O Dia
Obra da via que passará perto do Rio Sarapuí não começou a ser feita pelo governo estadual 

Cerca de duas mil famílias que habitam as margens do Rio Sarapuí terão seus imóveis desapropriados e serão direcionados ao programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. O atraso nas obras está deixando aflitos os moradores da região, que alegam falta de informação.
“Não temos informações. O pessoal do estado faz reunião com a gente, fala, fala e não diz nada. Ninguém sabe se vai mesmo sair”, reclamou Luiz Carlos Bartista, 59 anos, moradorda Rua Champolion, em Jardim Gláucia
SETE PONTES E SEIS VIADUTOS
Avaliada em R$ 297 milhões, a obra não foi nem sequer licitada. O projeto prevê a construção de sete pontes, três viadutos, áreas de lazer e ciclovias, beneficiando três milhões de moradores, entre Mesquita e Nilópolis, a partir do viaduto inaugurado em março, passando ainda por Belford Roxo, São João de Meriti e Caxias. A construção da via expressa vai desafogar o trânsito da Via Dutra, Washington Luiz, Linha Vermelha e Avenida Brasil.
Mais um ano e nove meses para via ser construída
O subsecretário de Projetos de Urbanismo do estado, Vicente Loureiro, informou que a obra atrasou porque o projeto não estava adequado às normas do PAC da Mobilidade, do Ministério das Cidades, como corredor de transporte. Com novo financiamento, Vicente Loureiro disse ainda que serão necessários mais 90 dias para escolha da empreiteira (licitação) e outros 18 meses para a execução das obras.
Para o vice-prefeito de Belford Roxo, Alexandre Coelho Tavares, conhecido como Burrochagas, a Transbaixada vai impulsionar o progresso da cidade. Belford Roxo deém um dos piores Índice de Desenvolvimento Humano do País, que mede a qualidade de vida. O servidor público Cláudio Ferreira Mariano, 44, aprova a obra, mas reclama do prazo.
“Quando o governo anuncia obra, nunca se sabe quando ela vai começar e tampouco terminar”, ironizou. “Moro em Belford Roxo e trabalho em Xerém. Pego trânsito infernal na Dutra, Av. Brasil e Washington Luiz. Vou economizar uns 40 minutos de viagem”, avaliou o motorista de caminhão Cristiano dos Santos, de 39 anos.  
Fonte: Jornal O dia