As intervenções, que seriam realizadas através de uma parceria entre governo estadual, prefeitura e Ministério das Cidades, estão orçadas em R$ 25 milhões.
Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Perigo: sem calçada e com esquina tomada por lixo e esgoto, Edileine e a filha, Sara, caminham pela rua | Foto: Uanderson Fernandes
“Fico nervosa por ter que passar por aqui, ainda mais com meu filho no colo. Esse trecho da estrada não tem calçada nem acostamento. Preciso invadir a pista e passar perto dos carros. Não tem jeito”, lamenta a dona de casa Sônia Gomes da Silva, 27 anos, com o filho, Antônio Carlos, de 11 meses, próximo ao bairro Parque Martinho.
A aventura de Sônia é compartilhada diariamente por milhares de moradores que vivem ao longo dos 13 km da via. Em Parque São Leopoldo, pedestres caminham pelo asfalto porque o acostamento foi tomado por lixo e esgoto.
“A chuva sempre arrasta o lixo para cá. Tem dia que a montanha está tão grande que a gente precisa andar no meio da rua para não pisar na sujeira”, conta a dona de casa Edilene Pereira, 44 anos, com a filha, Sara, 5.
Além das calçadas, o projeto de revitalização previa quatro novas faixas de rolamento, rótulas, pistas reversíveis, estacionamentos, ciclovia, baias para ônibus, áreas de lazer e complexo esportivo.
Para estado, foi só sugestão
Com a conclusão das obras, a expectativa era que o tempo de viagem na via diminuísse de 50 para 25 minutos. O projeto de revitalização da Avenida Joaquim da Costa Lima, que liga o Centro de Belford Roxo ao bairro Lote 15, na divisa com Caxias, foi apresentado em maio do ano passado pelo subsecretário estadual de Obras, arquiteto Vicente Loureiro.
Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Ciclista circula na Avenida Joaquim da Costa Lima, onde ciclovia foi prometida 
“Vamos reduzir pela metade o tempo de viagem na ida e na volta”, disse Loureiro, em entrevista publicada em O DIA em 15 de maio de 2011. Em nota, a Secretaria Estadual de Obras informa que “o subsecretário Vicente Loureiro não fez promessa ou anunciou projeto”, mas que só apresentou “sugestão de revitalização” da via.
Por enquanto, só houve obras de de pavimentação, sinalização e iluminação. As intervenções foram inauguradas em novembro pelo governador Sérgio Cabral.

Fonte. O DIA