Foto: TV O Dia
Só neste ano, dados do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa, mostram que diariamente média de cinco idosos denunciam estar sofrendo maus tratos.

A entidade atende a Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti e Nova Iguaçu, mas também recebe denúncias de moradores de outras cidades. De janeiro a setembro houve 1.386 registros. Veja o vídeo da agressão abaixo:
Segundo a superintendente de políticas para a pessoa idosa do estado, Maria da Penha Franco, cerca de 60% dos casos é relativo a crimes econômicos, como roubo de aposentadoria. Em seguida, está a violência psicológica, com 35%, e em seguida a violência física, com 25%.



“A violência começa em casa, com familiares. Nem sempre são os acompanhantes os agressores. Vizinhos são peças importantes, como no caso de domingo, quando eles que avisaram à família de Tamine”.

Segundo ela, os vizinhos devem suspeitar de gritos e gemidos do idosos e a frequência com que ele vai na rua. Se parar de sair, é impotante saber o motivo. Após desconfiança de vizinhos, filhos de Tamine instalaram câmeras e flagraram a idosa sendo espancada.

Não deixar velhinhos sozinhos e instalar câmeras é fundamental

Delegada Titular da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa de Terceira, Catarina Noble, deu dicas para evitar agressões a idosos: “O ideal é não deixar o idoso morando sozinho e colocar as câmeras de monitoramento. E avisar ao acompanhante que ele está sendo filmado, assim previne a agressão e não só a flagra após ser cometida. É importante ver se ele tem machucados”.

Ela também ressalta que além de procurar a delegacia, o idoso por relatar maus tratos através do Disque-Denúncia.
Via Jornal O Dia