O estudo foi feito pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis (Asserttem) e pelo Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços Terceirizáveis (Sindeprestem). De acordo com especialistas, a remuneração (salário e comissão) pode chegar a R$ 5 mil por mês.
O número revelado pela pesquisa é 5,5% maior que o verificado em 2011, quando foram convocados 147 mil funcionários extras. Dos 155 mil contratados temporários, 15% devem ser efetivados. Isso significa que cerca de 23 mil brasileiros — 4,5% a mais do que em 2011 — podem conseguir emprego efetivo logo após as festas de fim de ano.
A vendedora Marina Branco, 19, acredita que tem chance de efetivação. “Sou atenciosa com os clientes e procuro sempre me qualificar no trabalho”, conta a estudante, contratada como temporária pela loja Checklist, do Shopping Tijuca.
O advogado trabalhista Elton Silva, da Bastos & Pinheiro Advogados Associados, sugere cuidado aos candidatos. “É preciso exigir que, no contrato, estejam as garantias trabalhistas”, lembra. Para não perder a chance de emprego, é prudente cuidar da roupa da entrevista. É bom evitar endereços de e-mails ‘engraçados’, como gatinha.fofa@etc.
CARIOCA SHOPPING
São oferecidas 1 mil vagas em diversos cargos. Interessados devem percorrer as lojas e deixar o currículo.
CAXIAS SHOPPING
Há também 1 mil vagas temporárias para funções de vendedor. Basta percorrer as lojas e deixar o currículo nas de interesse.
BANGU SHOPPING
As lojas oferecem 750 vagas de vendedor e atendente. Basta deixar currículo no Espaço Cliente do empreendimento, que fica na Rua Fonseca 240, Bangu, na Zona Oeste do Rio.
SHOPPING GRANDE RIO
Há 600 vagas de vendedor, estoquista e caixa. É preciso deixar currículo no SAC do shopping — que fica na Rodovia Presidente Dutra 4.200, São João de Meriti — ou percorrer as lojas de interesse, para se candidatar a uma das oportunidades.
PLAZA SHOPPING NITEROI
As lojas oferecem 400 vagas em diversos cargos. É preciso percorrer as lojas e deixar currículo.
ILHA PLAZA SHOPPING
Há 300 vagas de vendedor. Saiba como se candidatar pelo telefone 2468-8100.
VIA BRASIL
As lojas do shopping oferecem 300 vagas de vendedor e caixa. Quem procura uma renda extra, precisa percorrer as lojas e deixar currículo nas de interesse.
WEST SHOPPING
São oferecidas cerca de 300 oportunidades. Os candidatos devem percorrer as lojas e deixar currículo.
NORTE SHOPPING
As lojas do empreendimento oferecem cerca 200 vagas em diversas funções. Os interessados devem percorrer as lojas e deixar currículo nas de interesse.
RECREIO SHOPPING
São mais de 150 vagas extras para o fim de ano. Os candidatos devem percorrer as lojas do shopping e entregar currículo.
SHOPPING TIJUCA
As lojas oferecem cerca de 110 oportunidades em diversas funções. Quem quiser se candidatar a uma das oportunidades deve deixar currículo nas lojas.
CENTER SHOPPING
Há 70 ofertas. Informações sobre como se candidatar podem ser consultadas pelo site www.centershoppingrio.com.br.
Fonte: O DIA