O assoreamento do Canal do Outeiro está tirando o sono de moradores de Belford Roxo. Principalmente dos bairros Apolo 12, Santa Marta, Recanto dos Califas e Maringá, cortados pelo rio.
Severino mostra assoreamento na ponte da
Rua Reginaldo, que continua com passagem
estreira - Foto O Dia
Segundo os moradores, várias famílias perderam tudo com as chuvas. “Mudamos para uma região mais alta depois que tivemos a casa inundada”, afirma a microempresária Laiane Rose Rodrigues de Souza, 21 anos.

A região foi incluída no programa Limpa Rio Baixada, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Mas moradores alegam que, apesar de ter aumentado a passagem de água nos trechos sob as pontes da Avenida Joaquim da Costa Lima e no bairro Maringá, o assoreamento e o gargalo na ponte sob a Rua Reginaldo, no Recanto dos Califas, causam problemas.
O ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Apolo 12 Severino Serafim de Mello, 60 anos, explica que o trecho da Rua Reginaldo por onde passa o canal é cercada por morros dos dois lados, o que agrava o problema. “Quando chove, o rio enche. Com a passagem mais larga nas pontes da Joaquim da Costa Lima e do Maringá, a situação vai ficar pior. Deveriam ter levantado a ponte aqui também”, afirma.

Em Santa Marta, muitos elevaram a altura das calçadas para tentar evitar que a água entre em casa. “Subimos o piso mais 40 centímetros”, diz o pedreiro Diomedes Ferreira de Souza, 60, que mora na Rua Max da Costa.
Rosilene Vicente, 39, conta que em vários imóveis a água atinge mais de um metro. Os moradores reclamam ainda que as obras do Limpa Rio Baixada deveriam ter terminado em junho, antes da época de chuvas fortes.
Inea garante que canal já foi limpo
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que técnicos vão vistoriar os locais com problemas apontados pelos moradores. Mas alegou que o Canal do Outeiro já foi alvo de obras na primeira fase do Projeto Iguaçu, para controle de inundações e recuperação ambiental nos rios Iguaçu, Sarapuí e Botas.
Ainda segundo o Inea, foram feitas três pontes e obras para limpeza e desassoreamento no Canal Outeiro.
Via O Dia