Crise: crescendo em tempos difíceis
A pressão econômica muda à
vida dos pais e também a vida dos filhos. Muitas mães precisam trabalhar fora,
os filhos adolescentes assumem tarefas de casa. A preocupação e ansiedade dos
pais em perderem seus empregos aumentam. Discussões e brigas entre os
responsáveis da casa são frequentes. Dificuldades de desenvolvimento em adolescentes
tendem a surgir. Nessa fase, muitos deles apresentam problemas de autoimagem,
instabilidade emocional por terem sido pressionados a assumirem funções adultas
precocemente. Não saber lidar com a perda do emprego e a vulnerabilidade
emocional acarreta serias influencias no contexto familiar e aos cuidados das
crianças. A perda de salários sobre os membros da família, o relacionamento
entre eles, a experiência diante dessa drástica mudança econômica causam enorme
impacto. Muitos pais desenvolvem problemas emocionais devido à privação
econômica. Deprimidos brigam com frequência, maltratam ou afastam se dos
filhos. Eles por sua vez, tendem a ter mau desempenho escolar. É possível que,
no futuro, outros efeitos da privação financeira se revelem.
Priscila Aguiar Fanpage: @escutaativa E-mail:
escutaativa@bol.com.br
Sobre os Estágios do Desenvolvimento Infantil
As crianças passam, de forma autônoma e independente, por quatro fases de desenvolvimento. Seus processos cognitivos são totalmente diferentes dos processos de um adulto.
O conhecimento infantil, simplesmente não chegou ao mesmo nível dos mais velhos. O mundo é visto por elas de um jeito diferente e a interação com esse mundo é diversa.
Sob essa perspectiva, Jean Piaget construiu uma linha de pesquisa, onde seu foco era o desenvolvimento natural das habilidades mentais ao longo do tempo, ou seja, mudanças cognitivas qualitativas, em crianças com idades diferentes.
Seus três filhos foram por diversas vezes objetos de suas observações sobre o desenvolvimento cognitivo. Ele percebeu que a linguagem para elas era menos importante do que suas próprias atividades.
Nos primeiros anos de vida, os movimentos básicos de uma criança é chorar e sugar, em seguida novas ações é inclusas como pegar um brinquedo. A criança só avança para uma próxima fase quando de fato conclui a fase atual.
Todas elas passam pelas fases na mesma seqüência, porém cada uma tem seu próprio ritmo.
Os quatro estágios são: sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto, operacional formal. Cada nível de inteligência representa uma lista de esquema utilizado em cada momento especifico de seu crescimento.
“ O saber é um sistema de transformações que se tornam progressivamente
(Jean Piaget)
Nos próximos textos falaremos um pouco sobre cada estágio.
Priscila Aguiar
Acadêmico em Psicologia
Servidor Público - CRAS
Estagiária em Psicologia Clínica
Contato: priscilaaguiarp@bol.com.br
A falta de inteligência emocional causa alguns conflitos
Na década de 90, o assunto inteligência emocional ganhou os holofotes com o sucesso do livro de mesmo nome do escritor americano Daniel Goleman. Segundo o autor, a inteligência emocional influencia enormemente o sucesso conquistado ou não ao longo da vida.
A inteligência é o conjunto de aptidões intelectuais e emocionais. Existem sete tipos de inteligência que precisamos conhecer: musical, interpessoal, intrapessoal, espacial, matemático lógico, lingüística verbal e corporal sinestésica. A inteligência é a habilidade de motivar a si mesmo.
A falta de inteligência emocional causa alguns conflitos. Esses conflitos podem ocorrer na família, trânsito, escola, problemas de adaptação, insatisfação no trabalho, diminuição da empregabilidade e depressão.
Muitos dos problemas que as pessoas têm tanto em sua vida pessoal quanto profissional advêm da dificuldade em lidar com aspectos emocionais em resposta aos estímulos que recebem.
Aqui vão algumas dicas para desenvolver a inteligência emocional e ajudarão a enfrentar esses conflitos.
*Aprenda a lidar com suas próprias emoções
*Respeite as emoções dos outros
*Faça da pressão uma aliada
*Expresse seus sentimentos
*Conquiste a si mesmo
Beijinhos
Priscila Aguiar
Estagiária em Psicologia ClínicaContato: priscilaaguiarp@bol.com.br
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08 de Outubro
Saudade e a Crise de Abstinência- Qual a relação?
Por Priscila Aguiar
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21 de Agosto
Agressão: Um impulso ou uma resposta adquirida?
Priscila Aguiar
E-mail: priscilaaguiarp@bol.com.br
Qual a sua opinião?
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23 de Julho
Qual é o seu perfil psicológico?
Conhecê-los é essencial para sabermos quem e como somos o porquê de nossos hábitos e atitudes e o modo como agimos.
Então, vamos conhecer um pouquinho de cada um deles?
1° Fleumático
2° Melancólico
3° Sanguíneo
A inteligência é o conjunto de aptidões intelectuais e emocionais. Existem sete tipos de inteligência que precisamos conhecer: musical, interpessoal, intrapessoal, espacial, matemático lógico, lingüística verbal e corporal sinestésica. A inteligência é a habilidade de motivar a si mesmo.
A falta de inteligência emocional causa alguns conflitos. Esses conflitos podem ocorrer na família, trânsito, escola, problemas de adaptação, insatisfação no trabalho, diminuição da empregabilidade e depressão.
Muitos dos problemas que as pessoas têm tanto em sua vida pessoal quanto profissional advêm da dificuldade em lidar com aspectos emocionais em resposta aos estímulos que recebem.
Aqui vão algumas dicas para desenvolver a inteligência emocional e ajudarão a enfrentar esses conflitos.
*Aprenda a lidar com suas próprias emoções
*Respeite as emoções dos outros
*Faça da pressão uma aliada
*Expresse seus sentimentos
*Conquiste a si mesmo
Beijinhos
Priscila Aguiar
Estagiária em Psicologia ClínicaContato: priscilaaguiarp@bol.com.br
Bullying: Esse comportamento não pode existir entre nós
O ato intencional de insistir em constranger e intimidar uma pessoa, mesmo sabendo que a ela se está causando algum tipo de mal estar e provocando exposição pública é caracterizado como Bullying.
Atos de violência, por exemplo, no âmbito escolar entre alunos da mesma classe ou do mesmo grupo escolar muitas vezes começam como uma pequena brincadeira. Mas como identificar se seu filho está sendo vítima de Bullying.
Vejam a seguir, sete tipos de comportamentos que ele pode está apresentando:
1° Não quer, mas ir à escola;
2° Apresenta queda no rendimento escolar;
3° Apresenta sintomas físicos constantes, como dor de cabeça, dor de estômago, suor frio e febre;
4° Perde dinheiro e pertences;
5° Insiste em ser levado pelos pais à escola;
6° Isola-se da família, permanecendo trancado no quarto;
7° Chora sem razão ou tem pesadelos freqüentes.
Atenção, você deve ficar atento ao comportamento de seu filho. Seu filho é tudo para você. É amor, carinho e você faz tudo por sua família não é mesmo? E é exatamente isso que o Bullying poderá destruir. As conseqüências do sofrimento causados pelos atos de Bullying dependem de cada pessoa, de sua estrutura, de vivencias e da forma ou intensidade das agressões. No entanto, todos, sem exceção, sofrem em maior ou menor proporção. As marcas, no futuro, quando seu filho atingir a vida adulta, podem ser profundas, existindo a possibilidade de ser necessário o acompanhamento profissional.
Por isso, sua presença familiar é muito importante no combate ao Bullying
Um abraço!
Priscila Aguiar
Contato: priscilaaguiarp@bol.com.br
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08 de Outubro
Saudade e a Crise de Abstinência- Qual a relação?
Por Priscila Aguiar
Olá, amigos! Quero compartilhar com vocês sobre um sentimento que você e eu já apresentamos algum dia, a saudade. E segundo um estudo, a saudade tem uma relação de sintomas parecidos com abstinência. Saudade é um sentimento causado pela distância ou ausência de algo ou alguém. Tem origem no latim, com o significado de solidão.
Podemos sentir saudades, de um amigo que partiu de uma comida que há muito não saboreamos, de uma cidade que conhecemos e que gostaríamos de voltar, de um período muito feliz de nossas vidas, saudades dos filhos quando crianças, saudades dos pais que já partiram, saudade da casa onde nascemos vivemos por muito tempo etc.
Segundo um estudo feito nos Estados Unidos pela psicóloga Lisa Diamond, da Universidade de Utah, que investigou por que casais apaixonados, pais, filhos e amigos com uma ligação muito próxima se sentem mal quando estão separados. O resultado encontrado foi que permanecer longe de quem se ama pode causar sensações similar às da abstinência de drogas. No estudo, a psicóloga separou casais por um período de até uma semana, e percebeu que a maioria dos participantes ficava mais irritada e com dificuldades para dormir, resultado da elevação de cortisol, o hormônio do estresse, no organismo. Além disso, os participantes também relataram um aumento da ansiedade, de um mal-estar generalizado e do desconforto em diversas situações do cotidiano. De acordo com a pesquisadora, estes sintomas são parecidos com os de viciados em drogas que estão passando por um processo de desintoxicação, só que em uma proporção menor. Segundo Lisa Diamond, a “dor” provocada pela saudade também é comum entre pais e filhos, apesar de a estrutura do relacionamento ser diferente do das relações amorosas. – Tanto nas relações românticas adultas como nos relacionamentos entre pais e filhos existe um desejo de cuidar do outro, o que aumenta a resistência à separação – escreve a pesquisadora. Ela nota que sofrer demais, no entanto, não é normal, e que se a saudade começar a atrapalhar o cotidiano é hora de procurar ajuda profissional. E você, sofre ou já sofreu de mais de saudade? Um Abraço!
Contato: priscilaaguiarp@bol.com.br
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21 de Agosto
Agressão: Um impulso ou uma resposta adquirida?
Priscila Aguiar
As emoções causam não apenas reações gerais, mas também tendência especifica de ação. Provavelmente iremos rir quando estivermos alegres, retrair-nos quando assustados, ficar agressivos quando zangados, e assim por diante.
Em termos sociais, numa época em que as armas nucleares estão amplamente disponíveis, um único ato agressivo pode significar uma tragédia. Em termos individuais, muitas pessoas experimentam pensamentos e impulsos agressivos com frequência, e o modo como lidam com esses pensamentos terá efeitos importantes sobre sua saúde e suas relações interpessoais.
Por agressão, nos referimos ao comportamento que tem a intenção de ferir outra pessoa física ou verbalmente, ou destruir propriedade. O conceito-chave nessa definição é a intenção. Por exemplo: se uma pessoa acidentalmente pisa em seu pé num elevador lotado e imediatamente de desculpa, você não interpretaria o comportamento como agressivo; mas se alguém se aproxima de você enquanto você está sentando em sua mesa de trabalho e pisa no seu pé, você não hesitaria em rotular esse ato como agressivo.
A teoria psicanalítica de Freud vê a agressividade como impulso, ao passo que a teoria da aprendizagem social a vê como uma resposta adquirida.
Segundo a teoria psicanalítica de Freud, muitas de nossas ações são determinadas pelos instintos, especialmente pelo instinto sexual. Posteriormente, os teóricos psicanalíticos ampliaram essa hipótese de frustação-agressão, propondo que sempre que o esforço de uma pessoa para atingir algum objetivo é bloqueado, um impulso agressivo é induzido, o qual motiva um comportamento que visa destruir o obstáculo (pessoa ou objeto) causador da frustração (Dollard ET AL.,1939).
A teoria da aprendizagem social se preocupa com a interação social humana. Ela se concentra nos padrões de comportamento que as pessoas desenvolvem em respostas a eventos em seu ambiente.
A teoria da aprendizagem social enfatiza o papel dos modelos na transmissão tanto de comportamentos específicos quantos de respostas emocionais. Ele focaliza questões como quais tipos de modelos são mais eficazes e que fatores determinam se o comportamento observado irá realmente ser efetivado (Bandura, 1986;1973).
A teoria propõe que a agressividade é semelhante a qualquer outra reposta adquirida. A agressividade pode ser aprendida através de observação ou imitação, e quanto mais frequentemente ela for reforçada, maior sua probabilidade de ocorrer. Em resumo, a teoria da aprendizagem social presume que a agressão é apenas uma entre diversas reações a experiência aversiva de frustração e também é uma resposta sem nenhuma característica pulsional, e consequentemente é influenciada pelas consequências previstas do comportamento.
E-mail: priscilaaguiarp@bol.com.br
Qual a sua opinião?
23 de Julho
Qual é o seu perfil psicológico?
Saber o perfil psicológico é fundamental para escolhas, como a carreira profissional, um relacionamento, um sócio, um esporte etc. A Psicologia trabalha com alguns perfis psicológicos denominados: Fleumático, Melancólico, Sanguíneo e Colérico.
Conhecê-los é essencial para sabermos quem e como somos o porquê de nossos hábitos e atitudes e o modo como agimos.
Então, vamos conhecer um pouquinho de cada um deles?
1° Fleumático
É passiva, dotada de uma calma acima do normal e com alto grau de eficiência
e inteligência prática. Cumpridora, confiável e honestíssima, a fleumática é uma excelente sócia e parceira. Tem facilidade para cumprir tarefas, ler e pensar e se interessa por cultura, estudo e desenvolvimento profissional. Apesar disso, a fleumática é introvertida, indecisa e muito desconfiada. Ela se desmotiva com facilidade e se contenta com pouco. Tem fortes tendências para o comodismo e conformismo, além-de ser muito conservadora e rígida. Encontra muita dificuldade em trabalhar em equipe.
e inteligência prática. Cumpridora, confiável e honestíssima, a fleumática é uma excelente sócia e parceira. Tem facilidade para cumprir tarefas, ler e pensar e se interessa por cultura, estudo e desenvolvimento profissional. Apesar disso, a fleumática é introvertida, indecisa e muito desconfiada. Ela se desmotiva com facilidade e se contenta com pouco. Tem fortes tendências para o comodismo e conformismo, além-de ser muito conservadora e rígida. Encontra muita dificuldade em trabalhar em equipe.
2° Melancólico
É passiva, muito sensível e tímida. Extremamente criativa e imaginativa, a melancólica tem fortes tendências artísticas e pedagógicas. Possui grande empatia e é incapaz de ferir alguém. Por outro lado, tende a ser pessimista e ansiosa. Tem baixo nível de concentração, é distraída, dispersa e perde o foco facilmente. A melancólica tem dificuldade em cumprir tarefas, enfrentar desafios e correr riscos.
3° Sanguíneo
É ativa, extremamente sociável e animada. Com alto grau de energia, demonstra grande capacidade de concentração e disciplina. Tem facilidade para trabalhar em equipe e lidera pelo exemplo. Preocupa-se com o futuro e com a sua independência. No entanto, às vezes demonstra ser crédula e boazinha demais. Também têm tendências a exagero a acreditar nas próprias fantasias. A sanguínea costuma ser volúvel e indisciplinada.
4° Colérico
É uma pessoa ativa, otimista e dinâmica. Líder nata, a colérica não tem medo
de assumir riscos e de enfrentar desafios. É trabalhadora, tem uma enorme
disposição física e demonstra muita determinação e perseverança. Do lado
negativo, o perfil colérico é extremamente agitado e impulsivo, tendendo ao
egoísmo e arrogância. Muitas vezes demonstra insensibilidade e indiferença.
E aí, qual é o seu perfil psicológico?
Beijinhos!
4° Colérico
É uma pessoa ativa, otimista e dinâmica. Líder nata, a colérica não tem medo
de assumir riscos e de enfrentar desafios. É trabalhadora, tem uma enorme
disposição física e demonstra muita determinação e perseverança. Do lado
negativo, o perfil colérico é extremamente agitado e impulsivo, tendendo ao
egoísmo e arrogância. Muitas vezes demonstra insensibilidade e indiferença.
E aí, qual é o seu perfil psicológico?
Beijinhos!
PRISCILA AGUIAR
Colunista do Notícias de Belford Roxo
Acadêmico em Psicologia-UNESA
Orientador Social- CRAS
priscilaaguiarp@bol.com.br
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22 de Julho
A IMAGEM DO EU: COMO LIDAR COM OS DESAFIOS DA VIDA?
Nos últimos tempos, tem se falado muito sobre autoestima. Ela tem sido objeto de conversas, discussões, considerações de instituições como família, mídia, organizações e do próprio indivíduo. Mas o que é autoestima? A autoestima é a capacidade do individuo fazer uma estima sobre si. É saber avaliar as capacidades e suas próprias limitações. A forma como lidamos com nossas capacidades e demarcamos dá a dimensão de nossos êxitos ou fracassos. Nathaniel Branden, afirma “... a forma como nos sentimos é algo que afeta crucialmente todos os aspectos de nossa existência." A visão de quem somos, é quase que determinante para uma qualidade de vida positiva ou negativa. Refletindo a capacidade de lidarmos com os conflitos da vida. O que você pensa e sente sobre si definirá suas ações e poderá resultar em auto realizações. Por exemplo, se uma pessoa acredita em sua competência profissional, as chances de realizar um bom trabalho serão muito maiores. Porém, se a pessoa se sentir incapaz, poderá se impor há uma derrota antecipada. Sentimentos de menos valia irá inferir diretamente nas relações com o outro, no trabalho, na escola, na família, em toda atuação do individuo. Uma autoestima elevada aumenta a possibilidade do sucesso, de ser feliz, etc., por outro lado, uma baixa autoestima induz um sentimento de inadequação à vida e por muitas vezes dificultando ou até impedindo alcançar metas e objetivos. Investir no fortalecimento da autoestima representa um aspecto importante que possibilitará a qualidade de vida.
Colunista do Notícias de Belford Roxo
Acadêmico em Psicologia-UNESA
Orientador Social- CRAS
priscilaaguiarp@bol.com.br
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22 de Julho
A IMAGEM DO EU: COMO LIDAR COM OS DESAFIOS DA VIDA?
Nos últimos tempos, tem se falado muito sobre autoestima. Ela tem sido objeto de conversas, discussões, considerações de instituições como família, mídia, organizações e do próprio indivíduo. Mas o que é autoestima? A autoestima é a capacidade do individuo fazer uma estima sobre si. É saber avaliar as capacidades e suas próprias limitações. A forma como lidamos com nossas capacidades e demarcamos dá a dimensão de nossos êxitos ou fracassos. Nathaniel Branden, afirma “... a forma como nos sentimos é algo que afeta crucialmente todos os aspectos de nossa existência." A visão de quem somos, é quase que determinante para uma qualidade de vida positiva ou negativa. Refletindo a capacidade de lidarmos com os conflitos da vida. O que você pensa e sente sobre si definirá suas ações e poderá resultar em auto realizações. Por exemplo, se uma pessoa acredita em sua competência profissional, as chances de realizar um bom trabalho serão muito maiores. Porém, se a pessoa se sentir incapaz, poderá se impor há uma derrota antecipada. Sentimentos de menos valia irá inferir diretamente nas relações com o outro, no trabalho, na escola, na família, em toda atuação do individuo. Uma autoestima elevada aumenta a possibilidade do sucesso, de ser feliz, etc., por outro lado, uma baixa autoestima induz um sentimento de inadequação à vida e por muitas vezes dificultando ou até impedindo alcançar metas e objetivos. Investir no fortalecimento da autoestima representa um aspecto importante que possibilitará a qualidade de vida.
Por PRISCILA AGUIAR